Dica: Benefícios de Alimentos Integrais

O grão integral é o grão “inteiro”, ou seja, um alimento que não passa pelo processo de refinamento, preservando suas estruturas e seus nutrientes. Desta forma o grão integral é composto por:

• Casca, que contém fibras, proteínas, antioxidantes, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais;

• Endosperma, que contém proteínas, antioxidantes, selênio, vitamina B1 e vitamina E. (Esta é a única estrutura que o grão refinado apresenta);

• Germe, que apresenta ômega-3, carboidratos, aminoácidos, fibras, antioxidantes, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais.

Quanto aos benefícios nutricionais destes nutrientes presentes nos grãos integrais temos:

Fibras, muito importantes para o funcionamento adequado do intestino e para a sensação de saciedade; Antioxidantes, que desempenham um papel de proteção às células, diminuindo os efeitos de substâncias prejudiciais como os radicais livres, amenizando o envelhecimento precoce e protegendo o organismo contra algumas doenças; Vitamina E, com papel de proteger e auxiliar as células de defesa; Vitaminas do Complexo B, que participam do fornecimento de energia para o corpo; Selênio, mineral que ajuda na função de defesa do corpo e é muito importante para a saúde óssea; Ômega-3, conhecido por seus efeitos contra a inflamação, e por prevenir o aparecimento de doenças do coração.

Recomenda-se o consumo de 3 porções de alimentos integrais ao dia. Veja algumas opções de grãos: 1/4 xícara de chá de cevadinha (45g), 1/4 xícara de chá de trigo (45g), 1/4 de xícara de chá (45g) de quinoa. Eles podem estar presentes em pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo em saladas.

Sabendo da importância desse tipo de alimento, procure incluir em sua dieta os alimentos integrais e aproveite seus inúmeros benefícios!

 

Fonte: Piracanjuba